Estilo Gastronomia
Época de muito sabor
Fruta, chocolate, creme... são muitas as opções para saborear um bom sorvete, de preferência artesanal
Jô Folha -
Dá para tomar no inverno, é gostoso igual, mas é no verão que a sensação é especial. Quando a temperatura bate 30°C, 35°C, poucas coisas têm a mesma refrescância que um bom sorvete. Artesanal, de preferência, e em Pelotas são diversas as casas que oferecem esse tipo de produto. Expresso, buffet ou à la carte, o importante é o sabor. Escolha o seu favorito e acompanhe as próximas linhas.
Aqui vai a surpresa: o sorvete tem mais de três mil anos. Começou com os chineses, que misturavam neve - sim, neve - com frutas. A boa ideia logo foi passada aos árabes, que passaram a fazer uma calda chamada sharbet, algo que na sequência daria origem aos sorvets franceses. Na Grécia o doce estava também presente, principalmente nos banquetes de Alexandre, o Grande, e Roma não poderia ficar atrás: Nero, antes de incendiar tudo, servia para seus convidados uma mistura de mel e polpa de frutas com neve, esta buscada por escravos nas montanhas. O gelo era estocado em profundos poços construídos pela própria população.
A disseminação veio mesmo quando dentre as tantas descobertas orientais do explorador Marco Polo estava o segredo das técnicas de preparo do sorvete. Dessa forma, por volta de 1292 o doce se espalhou pela Europa, principalmente a partir do momento em que Catarina di Medici se casou na França com o futuro rei Henrique II. Dentro das iguarias do casamento estavam deliciosas sobremesas geladas que encantaram a corte presente.
Mas a popularização mesmo, com não apenas os nobres tendo o direito ao doce, foi ocorrer quase um século depois, quando Francesco Procópio abriu um café, em Paris, e nele servia bebidas geladas e sorbet.
No Brasil o sorvete ficou conhecido muito, muito tempo depois, em 1854, quando dois comerciantes cariocas compraram nada mais, nada menos, do que 217 toneladas de gelo, vindas de um navio estadunidense, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras.
Tradição
Em Pelotas, uma das mais antigas sorveterias em atividade é a Zumzum. Há 42 anos ela foi inaugurada na 15 de Novembro, pequena, com pequena produção caseira. O estilo de produzir sorvete seguiu, mas o negócio se expandiu: hoje, além da matriz, há também filiais na avenida Bento Gonçalves e no Laranjal.
Para Luís Wulff, gerente da Zumzum há 30 anos, o que faz da casa uma das mais tradicionais de Pelotas é a tradição pelo sorvete artesanal. "Isso faz do nosso produto algo de alta qualidade e é da mesma forma há 40 anos, com pessoas vindo desde que abriu", diz, destacando a total ausência de conservantes no seu sorvete. "É feito por pessoas", completa e leva frutas até a cozinha.
Da Zumzum o carro-chefe é o sabor Doce de Leite, um dos mais queridos pelos pelotenses. "As pessoas dizem que é o melhor do mundo", fala Wulff, orgulhoso. Destacam-se também os sabores de Chocolate Holandês e Flocos, mas principalmente os sorvetes de frutas. O de Melão, por exemplo, com pedaços da fruta, é a dica do Estilo Gastronômico na casa, assim como o de Mamão - juntos, então, melhor ainda.
Para aqueles que porventura tenham de consumir moderadamente açúcar, a Zumzum oferece também um buffet composto apenas por sorvetes dietéticos. Abacaxi, Creme, Nozes, Chocolate, Passas ao Rum e Ameixa são os responsáveis por fazer com que ninguém precise passar o verão sem se refrescar saborosamente.
No copinho
Desde 1993 é tradição. Ir até a Sorvesucos, escolher um dos tantos diferenciados sabores e se sentar em um dos bancos do Campus 2 da UCPel, na Almirante Barroso, entre 3 de Maio e Gomes Carneiro. E quase a qualquer hora do dia: das 13h até a 1h a sorveteria fica aberta e sempre com público, afirma a proprietária, Vera Brombila. "E se ficássemos abertos 24 horas sempre teríamos clientes", completa.
Vera e o marido, Getúlio, aprenderam a fazer sorvetes com um espanhol em Porto Alegre. Tiveram a oportunidade de abrir uma filial da sorveteria deste na capital, mas optaram por abrir o próprio negócio em Pelotas. Vinte e três anos depois, o casal têm uma das mais tradicionais sorveterias da cidade, famosa por sabores como Sonho de Valsa e Ouro Branco, feitos com os recheios dos bombons, Pistache e sobretudo, Chocolate Trufado. Feito à base somente de cacau com chocolate e trufa importados, ele é disparado o mais querido do estabelecimento. Para o verão a casa aposta nas novidades Doce de Leite com Chocolate e Oreo.
Receitas
Sorvete de limão
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de suco de limão
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de raspas de limão
Modo de preparo
1 - Numa tigela coloque a lata de leite condensado, o suco de limão e misture bem até engrossar
2 - Coloque numa batedeira as claras e bata bem até ficar em ponto de neve. Adicione, aos poucos, o açúcar até formar um merengue. Com a batedeira desligada acrescente o creme de leite e misture
3 - Junte as duas misturas, acrescente as raspas de limão e misture delicadamente
4 - Transfira esse creme resultante para um recipiente e leve ao freezer por mais ou menos quatro horas. Retire e sirva em seguida
Sorvete de morango e banana sem leite
Ingredientes
2 bananas d'água bem maduras
12 morangos frescos
Modo de preparo
1 - Coloque as bananas e os morangos no congelador de um dia para o outro
2 - No dia seguinte bata as frutas até virar um sorvete
3 - Sirva imediatamente
Sorvete de chocolate
Ingredientes
300g de chocolate em barra
1 lata de leite condensado
2 xícaras de creme de leite
Modo de preparo
1 - Quebre a barra de chocolate em pedaços e leve ao micro-ondas em uma tigela de vidro. Pare e mexa a cada 30 segundos até que esteja completamente desmanchado
2 - Acrescente o leite condensado ao chocolate derretido e reserve
3 - Bata o creme de leite em neve utilizando uma batedeira
4 - Misture delicadamente o creme de leite ao chocolate e leve ao congelador por no mínimo duas horas em um recipiente com tampa
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário